Seus Direitos

Conheça seus direitos como passageiro aéreo em casos de atrasos, cancelamentos e outros problemas com voos.

Direitos do Passageiro

A legislação brasileira e internacional garante diversos direitos aos passageiros em caso de problemas com voos.

Atraso de Voo

Em caso de atraso, você tem direito a assistência material e possível indenização, dependendo do tempo de espera.

  • A partir de 1 hora: Comunicação (internet, telefone)
  • A partir de 2 horas: Alimentação (voucher, refeição)
  • A partir de 4 horas: Hospedagem e transporte (se necessário)
  • Indenização: Possível em casos de atrasos significativos

Cancelamento de Voo

Em caso de cancelamento, você tem direito a reembolso, reacomodação e assistência material.

  • Reembolso integral: Incluindo taxas
  • Reacomodação: Em outro voo, mesmo de outra companhia
  • Assistência material: Comunicação, alimentação, hospedagem
  • Indenização: Por danos morais e materiais

Overbooking

Se você foi impedido de embarcar devido a overbooking, você tem direitos específicos.

  • Reacomodação imediata: Em outro voo
  • Reembolso integral: Se preferir não viajar
  • Assistência material: Durante todo o período de espera
  • Indenização: Compensação financeira pelo transtorno

Extravio de Bagagem

Em caso de bagagem extraviada, danificada ou violada, você tem direito a compensação.

  • Ressarcimento: De itens essenciais em caso de demora
  • Indenização: Pelo conteúdo da bagagem extraviada
  • Reparo ou substituição: Em caso de danos
  • Prazo: 7 dias para bagagem danificada, 21 dias para extraviada

Assistência Material

Dependendo do tempo de espera, você tem direito a diferentes tipos de assistência.

  • Comunicação: Internet, ligações telefônicas
  • Alimentação: Vouchers para refeições ou lanches
  • Hospedagem: Hotel e transporte em casos de pernoite

Outros Direitos

Existem outros direitos importantes que você deve conhecer como passageiro.

  • Desistência: Cancelamento sem custo em até 24h após a compra
  • Informação: Direito a informações claras sobre o voo
  • Reacomodação: Em caso de alterações no voo pela companhia
  • Atendimento: Canais de atendimento acessíveis

Legislação Aplicável

Conheça as principais leis e resoluções que protegem seus direitos como passageiro

Valores de Indenização

Conheça os valores médios de indenização para diferentes situações

SituaçãoVoos NacionaisVoos InternacionaisPrazo para Reclamar
Atraso de 2-4 horas
Com assistência material
R$ 1.000 - R$ 2.500R$ 2.000 - R$ 4.0005 anos (CDC)
Atraso superior a 4 horas
Com perda de compromissos
R$ 2.500 - R$ 5.000R$ 4.000 - R$ 8.0005 anos (nacionais) / 2 anos (internacionais)
Cancelamento de voo
Com reacomodação tardia
R$ 3.000 - R$ 6.000R$ 5.000 - R$ 10.0005 anos (nacionais) / 2 anos (internacionais)
Overbooking
Impedimento de embarque
R$ 3.000 - R$ 7.000R$ 5.000 - R$ 12.0005 anos (nacionais) / 2 anos (internacionais)
Extravio de bagagem
Perda definitiva
R$ 3.000 - R$ 8.000R$ 5.000 - R$ 15.0007 dias (danos) / 21 dias (extravio) para reclamação inicial
Danos à bagagem
Itens danificados
R$ 1.000 - R$ 3.000R$ 2.000 - R$ 5.0007 dias para reclamação inicial

* Valores médios baseados em decisões judiciais recentes. Cada caso é analisado individualmente.

Perguntas Frequentes

Tire suas dúvidas sobre seus direitos como passageiro

Seus direitos estão garantidos

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